Dia Orgulho Autista Berenice Piana explica a importância do Diagnostico Precoce do Autista

18 de Junho. Dia Orgulho Autista

18 de Junho, Dia Orgulho Autista Berenice explica a importância do Diagnostico Precoce do Autista.

A Berenice Piana é uma verdadeira guerreira! Confira esse emocionante entrevista no programa Encontro da TV Globo com apresentadora Fátima Bernardes.

Autora da Lei 12.764/12 que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Autismo (Lei Berenice Piana) e criadora da primeira Clínica Escola do Autista do Brasil.

Significou uma grande vitória para os autistas, seus familiares e profissionais que atuam com esta população.

Assistam Vídeo de Reportagem, CLICK na Imagem.
Assistam Vídeo de Reportagem, CLICK na Imagem.

18 de junho, é Dia do Orgulho Autista. Mas o que isso significa?

Os movimentos denominados de “orgulho” sempre partiram de minorias, como os LGBTs, por exemplo. Todos vieram da mobilização de grupos de pessoas que são, por um motivo ou pelo outro, “diferentes” do que é considerado “normal” e típico na sociedade em que vivemos.

A palavra “orgulho” também é usada para se opor à “vergonha” que os diferentes, em geral, sentem por serem assim. Portanto, quando falamos de “orgulho autista”, estamos dizendo que o autista tem que ter orgulho de ser como é, e que a sociedade não deve tentar enquadrá-lo no que considera como normal, mas sim aceitá-lo por completo com todas as suas particularidades.

Queremos mostrar para a sociedade que os autistas também têm seu lugar ao sol, também podem produzir, ter amigos, ir ao cinema, conviver em sociedade, bem o contrário do que acontecia antigamente, quando muitos viviam escondidos por suas famílias em casa.

Quanto a nós, pais de autistas, se queremos que nossos filhos tenham orgulho de serem quem são, precisamos ajudá-los a construir uma autoestima forte. E isso começa com aceitá-los completamente e sem reservas.

Não estou dizendo pra deixar as terapias e tratamentos de lado! Devemos ajudar nossos filhos a superarem suas dificuldades para que possam alcançar todo o seu potencial. Mas devemos amá-los como são, e não como gostaríamos que fossem. Devemos mostrar a eles que não há nada de errado em ser diferente, e que é a diferença que dá graça ao mundo.

Tenho orgulho do meu filho com todas as suas qualidades, defeitos e dificuldades. Sei que, muitas vezes, não é fácil ser ele. Ele é um baita de um guerreiro!

E digo isso a ele todos os dias: que eu o amo, eu o aceito, tenho orgulho de ser mãe dele. Espero estar, de alguma forma, contribuindo para que o Theo tenha orgulho de ser quem é no futuro!

Quanto à sociedade, o que espero é aceite e acolha melhor as diferenças. Já falei isso antes e repito: ninguém diz a um cego que ele deve fingir ser “menos cego” para ser mais aceito pela turma na escola. Então, por que eu insistiria para o meu filho parecer “menos autista”? Algumas crianças riem quando estão felizes. Outras batem palmas. Outras dão pulinhos e fazem barulhinhos.

E viva a diversidade! Viva o diferente!

Escrito por Andrea Werner Bonoli em 18/jun/2014.

 

*********************************************

Espaço para Anúncios.

CLICK na IMAGEM abra o Link.

 

Eu Amo MaryKay, CLICK na Imagem.
Eu Amo Mary Kay, CLICK na Imagem.

 

Anuncio Resp. Ian Calçados. (Promoção enquanto durarem o estoque).
Anuncio Resp. Ian Calçados. (Promoção durarem o estoque).

 

 

*********************************************

Canal YouTube Inclusão de Qualidade
Canal YouTube Inclusão de Qualidade

Amigos, precisamos de seu apoio e conscientização.

Com sua participação, poderemos ajudar mais famílias que precisam dessas informações e prestação de serviços Utilidade Pública, exigir os cumprimentos das Leis Federais já existentes que são Soberana em todo Brasil.

.

Participem, Compartilhem e inscrevam-se em nosso Canal YouTube.

.

Juntos Seremos Mais Fortes!

.

*********************************************

Precisamos de sua compreensão.
SUA SOLIDARIEDADE, AJUDA SÃO MUITO IMPORTANTE…
Doe quaisquer valor …
Ajude-nos a manter a nossa Causa por uma Inclusão de Qualidade.
Desde já agradecemos.




 

 

Contato Inclusão de Qualidade:

Canal YouTube

Facebook

* SAC  Email: inclusaodequalidade@gmail.com

* Adm. Alessandro Guedes  

 

Fontes:

* gshow

* Largata

* Berenice Piana

 

.

 

Related posts

Leave a Comment

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>